MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO DA UFMG

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UMFG possui uma variedade de coleções científicas, dentre elas plantas, animais, minerais e fósseis; sendo essas coleções utilizadas em pesquisas e estudos científicos estes expostos ao público de forma permanente ou temporária.

Inicialmente, foi realizada a leitura do texto "Teoria do não-objeto" de Ferreira Gullar, na obra, o autor fala que o "não-objeto" é uma forma de arte que ultrapassa a materialidade física e busca se libertar das amarras tradicionais do objeto físico, defendendo a importância da participação do espectador, que passa a ser um agente fundamental na construção e interpretação da obra de arte.

Logo após, foram visitados o Presépio do Piripipau, de Raimundo Machado e a Exposição de Arqueologia. O primeiro conta com 45 interações que retratam cenas do percurso católico. Essa obra é caracterizada por representar dois pontos emblemáticos da cidade: a ponte do Parque Municipal e o monumento da Praça Raul Soares, que homenageiam o período de construção de Belo Horizonte. Em 1976, o conjunto foi doado à UFMG e, posteriormente, tombado como patrimônio histórico nacional em 1984. Já na Exposição de Arqueologia foi possível observar objetos utilizados em escavações arqueológicas, vestígios de culturas antepassadas, elementos mortuários e ferramentas de caça e de defesa.



Fotos: Soraia Magalhães e Camila Magalhães


Comentários

Postagens mais visitadas